quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A realidade aumentada não é mais coisa do futuro!

Na era do Google Glass, do Oculus, impressora 3D e aplicativos tecnológicos que estão envolvidos em todas as áreas da nossa vida, a Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality) tem um papel de protagonista.

Imagine-se criança nos dias atuais. Você está sentado na sala de aula com seu livro de história em cima da mesa e imaginando todas as cenas que o professor descreve sobre os primórdios da humanidade; agora imagine se essas imagens da sua mente pudessem ser vistas saltando para fora do seu livro. Hoje isso já é possível, esse foi um pequeno exemplo do que a nova tecnologia chamada Realidade Aumentada possibilita fazer.

A realidade aumentada (AR) é a mistura de elementos virtuais aos elementos reais em uma única experiência imersiva. Graças à realidade aumentada você pode enquadrar, por exemplo, a sua sala de estar com um smartphone e ser capaz de exibir componentes virtuais (um abajur, uma cadeira, uma mesa de centro) inseridos no ambiente real. As aplicações são infinitas e variam em muitas áreas: de treinamento para a manutenção de facilities a projeto técnico de ambientes (por exemplo, lojas, instalações industriais, cabines), de e-commerce a turismo, de marketing a educação.

Os cenários possíveis são infinitos e as oportunidades para as empresas inimagináveis: os sistemas de AR podem ser utilizados em shows e feiras, para tornar qualquer evento um espetáculo, dentro de lojas, no e-commerce, e em comunicações em geral. Marcas conhecidas, como Nike e Nissan, já fizeram isso. As vantagens não são exclusivamente benefício das empresas, mas são compartilhadas, pois os consumidores terão acesso a um serviço como nunca visto antes obtendo informações precisas, personalizadas e em tempo real.

A revolução principal não reside na tecnologia em si, mas na sua acessibilidade: para ter acesso a um sistema de AR será suficiente um dispositivo equipado com GPS, câmera de vídeo e conexão à internet (normalmente presente em todos os tablets, PCs ou smartphones), o que faz da AR, então, uma inovação que pode estar ao alcance de todos.

Outro aspecto importante e a utilização da tecnologia para criar experiências que criam diversão, e muitos mais.

Essa tecnologia veio dos EUA, mas ainda é novidade no Brasil, poucas empresas têm desenvolvido trabalhos nessa área e não somente para fins educacionais, mas principalmente direcionados para campanhas publicitárias. É o caso da Oniria que começou a trabalhar com RA a mais de um ano e já tem projetos com clientes importantes e agências de propaganda renomadas.

“O custo de um projeto com RA é relativamente baixo, afinal tudo o que se precisa para que a tecnologia funcione é acesso à internet e o símbolo impresso” afirma Guilherme Aquino, proprietário da Handart Agência Interativa.

Para saber mais sobre essa tecnologia acesse o seguinte vídeo do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rlCJ28QfGf0



Nenhum comentário:

Postar um comentário